Renato Aragão, você é um tremendo de um...

|

Quanto ao novo filme de Renato Aragão, o Didi, pelo qual escarnece da obra vicária do Senhor Jesus, desejo fazer três observações sucintas e objetivas.

Primeira: os evangélicos estão fazendo divulgação gratuita do aludido filme, nas redes sociais e na blogosfera (inclusive eu, ao responder, com este pequeno texto, a inúmeras perguntas sobre o assunto).

Segunda: embora Renato Aragão negue, tudo indica que o filme é mesmo blasfemo, escarnecedor, antibíblico, etc.; e, como bem sabemos, de Deus não se zomba. Que o Senhor tenha misericórdia dos produtores do filme, a fim de que possam alcançar arrependimento. 

Terceira: o grande erro do famoso trapalhão não dá aos cristãos o direito de chamá-lo de imbecil, idiota, fracassado, palhaço, etc. Agressão e ofensa não combinam com a vida cristã. A nossa resposta deve ser sábia, com mansidão e temor (1 Pe 3.15). O nosso bom combate é contra o erro, a heresia, os falsos evangelhos, os desvios, a má conduta, etc., e não contra pessoas (Ef 6.10-18; Rm 12.9ss).

Amém?

Ciro Sanches Zibordi

A PERDA DOS BENS TERRENOS - lição 10

|

             Texto Áureo: Jó 1.21 – Leitura Bíblica: Jó. 1.13-21      

INTRODUÇÃO
Os bens terrenos são perecíveis, essa é uma dura realidade, mas nem todos sabem enfrentá-la. Quando as bolsas de valores caíram nos Estados Unidos, em 1929, várias pessoas deram cabo às suas vidas. Atualmente, na Europa, muitos estão fazendo o mesmo, por não saberem como lidar com a perda dos bens materiais. Na aula de hoje, veremos que os bens terrenos são necessários, mas não devem ser o tesouro maior do cristão.

1. JÓ, AS PERDAS DE UM HOMEM DE DEUS
O livro bíblico de Jó revela a tragédia humana diante das perdas, não apenas dos bens terrenos, mas também dos filhos e da própria saúde. Poucas pessoas sabem, mas este é um dos livros mais antigos da Bíblia, talvez mais recente apenas que o Gênesis. Uma das perguntas cruciais do livro de Jó é: Se Deus é bom e amoroso, por que há tanto sofrimento na terra? Os ateus dizem que Deus não existe com base nessa premissa, argumentam que Ele não é bom, pois se assim fosse, não permitiria o sofrimento. E que também não é poderoso, pois é incapaz de resolver os problemas da humanidade. Jó, em seus discursos, principalmente diante dos amigos, e nas orações direcionadas a Deus, tenta encontrar respostas para o seu sofrimento. Seu maior desafio, como o de todos aqueles que passam por situações adversas, é manter a fé em Deus. Mesmo sendo um homem íntegro, Jó perdeu seu gado (Jó. 1.14-16), seus servos (Jó. 1.15,16), seus filhos (Jó. 1.19-21). Apesar de tudo, Jó não perdeu a fé em Deus, Ele não se deixou conduzir pelas circunstâncias (Jó. 2.9). A confiança de Jó em Deus tornou-se um exemplo de perseverança para os cristãos (Tg. 5.11; Rm. 15.4). Diante das perdas materiais, Jó reconheceu que tudo provinha de Deus, inclusive a sua riqueza, e que Ele teria o direito de requerê-la (Jó. 1.21). Essa é uma demonstração de que seu coração não estava centrado nos bens terrenos. Quando tinha em abundância, Jó exercitava a generosidade, usando suas riquezas para o bem dos outros (Jó. 4.1-4; 29.12-17; 31.16-32). Tal como Jó, qualquer pessoa pode perder seus bens, a esse respeito escreveu Salomão: “Pois o homem não conhece a sua hora. Como os peixes que se apanham com a rede maligna, e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enlaçam também os filhos dos homens no mau tempo, quando este lhes sobrevém de repente” (Ec. 9.12).

Escola Bíblica Dominical - 4º Trimestre

|

Tema: Os Doze Profetas Menores
 advertências e consolações para a santificação da Igreja de Cristo
 Comentarista: Pr. Esequias Soares

Lição 1: A Atualidade dos Profetas Menores
Lição 2: Oséias - A Fidelidade no Relacionamento com Deus
Lição 3: Joel - O Derramamento do Espírito Santo
Lição 4: Amós - A Justiça Social como Parte da Adoração
Lição 5: Obadias - O Princípio da Retribuição
Lição 6: Jonas - A Misericórdia Divina
Lição 7: Miquéias - A Importância da Obediência
Lição 8: Naum - O Limite da Tolerância Divina
Lição 9: Habacuque - A Soberania Divina Sobre as Nações
Lição 10: Sofonias - O Juízo Vindouro
Lição 11: Ageu - O Compromisso do Povo da Aliança

Lição 12: Zacarias - O Reinado Messiânico
Lição 13: Malaquias - A Sacralidade da Família

 

©2009 . | Template Blue by TNB