A VERDADEIRA MOTIVAÇÃO DO CRENTE Subsídio da Lição 13

|


INTRODUÇÃO
Existem pessoas que se tornam evangélicas por vários motivos: financeiros, políticos, entre outros. Os discípulos perguntaram a Jesus o que eles receberiam por terem deixado tudo para segui-LO (Mt. 19.27). Paulo atestou que muitos seguem a Cristo por razões diversas (Fp. 1.17,18). Na lição de hoje estudaremos a esse respeito, mostraremos que nem todas as motivações do crente, em relação ao seguir a Cristo, são verdadeiras.

1. MOTIVAÇÕES E MOTIVAÇÕES
A palavra motivação, no dicionário, é definida como uma força interna que faz com que as pessoas tomem determinadas decisões e atitudes. As motivações são as mais diversas, e elas, na maioria das vezes, variam de pessoa para pessoa. Existem motivações individuais e coletivas, que persistem e outras que se modificam ao longo do percurso. A motivação sempre tem a ver com objetivos, isto é, com o interesse aonde determinada pessoa ou grupo pretende chegar. Algumas motivações são inatas, como a de conseguir alimento para satisfazer a fome. Mas a maioria delas é adquirida, depende da cultura, e do que as pessoas privilegiam como necessidade. Alguns estudiosos distinguem quatro tipos básicos de necessidades: psicológicas (comer e se vestir), segurança (ordem, estabilidade, rotina), social (amor, afeição, pertencimento), estima (prestígio, independência, status) e autorrealização (emprego e sucesso). Essas motivações são categorizadas a partir de uma perspectiva sociológica, que leva em consideração a relação necessidade e consumo. Mas na perspectiva cristã, existem outras motivações, dentre elas: fé, esperança e amor (I Co. 13. 13; I Ts. 1.3). Os profissionais que atuam na área de marketing são especialistas em identificar as motivações das pessoas. Outra especialidade da propaganda é a de construir necessidades. O consumismo – que não pode ser confundido com consumo - se alimenta da criação de necessidades e motivações.  O cristianismo pode, em alguns contextos, ser comparado a uma mercadoria. Há pessoas que o compram de acordo com suas conveniências, a esse respeito Paulo chamou a atenção do jovem pastor Timóteo e da igreja que este liderava (II Tm. 4.1-4).

I ENJADEB - Encontro de Jovens das Assembléias de Deus do Compartimento da Borborema

|

Está sendo realizado entre os dias 14 a 16/09/12 na AD em Lagoa de Dentro ( Campina Grande/PB) o I ENJADEB - Encontro de Jovens da Assembléia de Deus do Compartimento da Borborema que tem como Coordenador o Pr José Eriosvaldo de Farias (AD em Lagoa Seca) e o Coordenador Adjunto o Pr Robson Henrique Germano (AD em Montadas). O evento é presidido pelo Pr. Sebastião Sampaio (AD em Lagoa de Dentro), com a participação do Pr. Presidente Daniel Nunes da Silva e os Pastores: José Eriosvaldo AD Lagoa Seca, Robson Germano (AD Montadas), Sebastião Sampaio) (AD Lagoa de Dentro), Verner Skura (AD Campinote), Francisnaldo (AD Genipapo), Carlos Raiol (AD Puxinanã, Jocelito Dantas (AD Capim Grande),Conjunto com os Jovens das Assembleias de Deus do Compartimento da Borborema, Banda Chamas Pentecostais (AD CG) e a Cantora Eliúde (AD Massaranduba) e Pr. Marcos Gonçalves (AD/PE) ministrando a palavra de Deus. E na noite do dia 15 desfrutamos de um verdadeiro pentecostes, onde mais uma vez o Espírito Santo de Deus operou de forma maravilhosa, usando O Pr. Marcos Gonçalves com uma mensagem impactante, registrada no I Rs Cap.18 Vers. 1-2.

Matéria por: Altemar Fernandes (Prof. EBD /AD Lagoa Seca-PB)












 

©2009 . | Template Blue by TNB